05 julho 2010

Green Jobs..... embarque nessa!


Com a preocupação de proteger o planeta, cada vez mais empresas começam a desenvolver estratégias para tornar a sua produção sustentável. Com isso, precisarão de trabalhadores que estejam preparados para criar novas alternativas para os velhos problemas. Esta é área promissora dos empregos “verdes”, também conhecidos como “green jobs”. Até 2030, 20 milhões de novas vagas de trabalho serão criadas, segundo o estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

As indústrias que mais crescem nesse panorama são as especializadas em bioenergia, área na qual o Brasil se destaca. Porém, a tendência é que todas as outras empresas também absorvam profissionais “verdes” ao mesmo passo que utilizam máquinas que diminuem a emissão de carbono e melhoram a qualidade ambiental.
Os “green jobs” crescem mais do que todas as áreas do emprego formal, no mundo inteiro. No Brasil, a quantidade chega a 2.653.059 novos postos de trabalho, fator que ajudou o país a sair da crise mundial muito mais rápido. Em nota, o autor do estudo da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, afirmou que “a economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes”. As especializações “verdes” que mais recrutaram foram: produção e manejo florestal, geração e distribuição de energias renováveis, saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais, manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais, transportes coletivos e alternativos ao rodoviário e aeroviário Se ficou interessado em contribuir para o planeta através do seu emprego, tornando-se também um dos “verdes”, existem várias áreas para “green jobs” aqui no país! Fique sempre ligado nas oportunidades.

Nenhum comentário: