27 outubro 2010

Roy Fox Lichtenstein

Entre os grandes nomes da história da Pop Art, está o novaiorquino Roy Fox Lichtenstein (1923 - 1997). Seguindo a tendência ele transformou em arte conceitos e mitos conhecidos, no seu caso, valorizando os clichês das HQs, forma de comunicação já conhecida e muito consumida na época (anos 50-60). Surgiu daí uma linguagem única e inconfundível do artista.



Ao lado de muitos artistas fundadores do movimento e participantes do Independent Group, que seguiam na contramão da arte moderna, Roy se destacou por aplicar nas artes um cuidado sem igual com a estética das pinturas e esculturas, apesar de utilizar uma linguagem já conhecida para fazer arte.



O impressionante na obra de Lichtenstein é a preocupação em transmitir exatamente o estilo das HQs, trabalhando com cores fortes, marcação dos contornos e técnicas como o pontilhismo, para recriar as retículas dos quadrinhos impressos. Seu trabalho é paciente e planejado. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.

Nenhum comentário: