16 outubro 2010

por Rick and Roll ou Ricardo Martins, ou vice-versa, sobre um tal John Lennon

Cara Ana !!!

Desde a década de 80 mantenho a tradição de homenagear um dos maiores músicos e pensadores do século XX, e hoje presto tributo a John Lennon que no dia 9 de outubro comemoraria seu 70º aniversário.
Imagine......
Passados 30 anos do desaparecimento, observo que sua imagem parece turvar-se diante das novas gerações que o caracterizam como apenas mais uma celebridade do universo pop.
E diante desse processo de desintegração cultural, proponho lembrar-mos este homem que pagou com a própria vida a ousadia de dizer: Dê uma chance à paz.
Vale lembrar que John Lennon também tinha seus defeitos, durante sua vida consumiu álcool e drogas, tendeu a ser abusivo (tanto verbal como fisicamente) e esteve em meio a uma névoa de egocentrismo que o cegou diante dos sentimentos daqueles que o cercavam.
Embora estivesse longe de ser um modelo, o que merece admiração é a persistência com a qual esse artista lutou por aquilo que acreditava. Lennon nunca desistiu de tentar transcender o tipo de pessoa que era para se tornar alguém melhor e no meio desse caminho, deixou um rastro de realizações criativas que se tornaram referências de uma época e instrumentos de transformação da paz de milhares de pessoas em todo o mundo que passaram a acreditar em seus ideais pacifistas.
Sua influência manteve-se após a sua morte, algumas de suas canções em razão de seu engajamento político, até hoje são banidas da mídia em ocasiões especiais, como aconteceu em 11 de setembro de 2001, quando a canção "Imagine" foi impedida de tocar nas rádios americanas. Nessa ocasião, as autoridades baniram a execução dessa canção nas rádios, por acharem que o trecho "Imagine que não existisse céu" pudesse ferir os ouvidos mais sensibilizados.
Entretanto alguns dias depois, o cantor Neil Young desafiou a ira dos conservadores e cantou "Imagine" num programa de TV. Afinal, qual melhor canção para repudiar aquele violento ataque do que o hino de John Lennon?
Nunca saberemos o que John poderia ter realizado se tivesse vivido mais algumas décadas, o fato é que a rebeldia e o romantismo de suas canções ainda estimulam as pessoas a pensarem e brilha como uma luz de paz e verdade no coração de seus fãs, principalmente nesses dias em que predomina o cinismo musical e a sociedade moderna está se afogando num labirinto de alienação digital.

E antes que eu esqueça: Tire o pé da parede !!!
Beijo.

Nenhum comentário: