15 outubro 2010

Blog Action Day 2010 - água: o desafio do desenvolvimento sustentável

Preservação da água não é só uma questão de bom senso, é uma questão de sobrevivência!

Até algum tempo atrás considerávamos a água doce como um bem gratuito e inesgotável e não nos parecia que a água constituiria um problema. Infelizmente a água ndoce acessível ao homem constitui uma ínfima parte do aporte pluvial: apenas 1% de toda a água do Planeta pode ser usada para o consumo, e até mesmo os países que apresentam grandes reservas de água-doce, como é o caso do Brasil, já enfrentam problemas. Pesquisas comprovam que nos próximos 15 anos, a falta de água será um problema cada vez mais frequente em nosso dia-a-dia.
O Brasil possui 46% do potencial de água doce do mundo, sendo que grande concentração de água encontra-se na Bacia Amazônica. Nas demais regiões brasileiras encontram-se problemas sérios de poluição
de mananciais, falta de água, desertificação e seca.
Aproximadamente 25% da população terrestre não dispõe de água ou, quando a possui, não apresenta os padrões mínimos de potabilidade, sendo, essa uma das mais importantes causas de mortalidade humana.



http://www.youtube.com/watch?v=8GtSBMx5GpQ

No Brasil, nas últimas décadas, o crescimento urbano acelerado, ultrapassando muito a média mundial, tem gerado efeitos que se fazem sentir, entre outros, sobre todo o aparelhamento urbano relativo a recursos hídricos: abastecimento de água, transporte e tratamento de esgotos cloacal e urbano. O crescimento das cidades altera a cobertura e tem, como tendência, a contaminação dos corpos hídricos.
Também o consumo de água pelas indústrias tem quadruplicado nos últimos trinta anos com o aumento das atividades agroindustriais e o lançamento de efluentes das mesmas tem contribuído para o processo de contaminação e morte de mananciais.
No meio rural, os produtos químicos utilizados nas lavouras e o lançamento de dejetos humanos e animais, diretamente nos cursos d’água, têm comprometido a sua qualidade.
Reverter esse quadro é uma questão de vida: se a água não for bem cuidada, ela pode acabar. A humanidade em seu conjunto precisa ser capaz de conseguir uma boa gestão da água. Muitas vezes, com simples modificações nos costumes, poder-se-ia, ao mesmo tempo, economizar água, energia e evitar contaminação.

Preserve!

Dicas para um uso sustentável

Vale a leitura do livro Conservação e Uso Sustentável da Água: múltiplos olhares

O Projeto Lambari: cuidando as águas do Alto Uruguai Gaúcho, traz textos elaborados pelos professores e pesquisadores envolvidos no processo de formação dos educadores ambientais.

Clicando aqui você pode ter acesso a uma Cartilha lançada pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, em parceria com a Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, que reúne informações sobre economia e consumo consciente da água, assim como dicas de uso racional deste recurso.

Nenhum comentário: