05 junho 2010

Dia do Meio Ambiente: Curitiba, a cidade mais verde do mundo é brasileira!



Estar em Curitiba me faz pensar que todo o resto do país e do mundo, deveriam seguir o exemplo de modelo de desenvolvimento de ações sustentáveis aplicadas por aqui! É admirável os projetos e investimentos dedicados a preservação ambiental e pesquisas para o uso de energias renováveis. O maior exemplo é o Projeto Biocidade,  inédito no país, que recebeu o prêmio Globe Sustainable City Award, edição 2010, promovido pela Globe Award, instituição sem fins lucrativos que promove e premia ações de sustentabilidade ao redor do mundo. Curitiba foi escolhida por sua excelência no desenvolvimento urbano sustentável, onde preserva a biodiversidade urbana em todas as suas ações e projetos.
Dificíl destacar um deles, mas a Linha Verde, que faz parte do Projeto Biocidade, a maior intervenção urbana nos últimos 20 anos, inclui ônibus movidos a biocombustível, única cidade no mundo a adotar isso. O programa se desdobra para áreas da gestão municipal como habitação, transporte e educação, potencializando o viés ambiental de outros projetos municipais de desenvolvimento e urbanização. O Programa Biocidade também foi concebido para promover o conhecimento e a reintrodução da flora nativa regional nos espaços públicos e privados da cidade. Seu principal foco é a pesquisa de espécies brasileiras com potencial ornamental, para posterior produção e uso no paisagismo urbano e no enriquecimento da biodiversdade de bosques, parques e áreas verdes. O programa conta com parcerias de instituições de pesquisas, universidades e ONGs; e é a segunda cidade brasileira a ter lei para criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs). A lei permite que proprietários de terrenos com 70% ou mais de mata nativa relevante à biodiversidade solicitem à Secretaria Municipal do Meio Ambiente a transformação da área em RPPNM.
CWB também tem a única Universidade Livre do Meio Ambiente - UNILIVRE - uma Organização Não-Governamental pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente, que desenvolve e executa projetos sócio-ambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor, e onde encontram-se os maiores especialistas em Direito Ambiental. 
Curitiba também se dedica e investe em programas e estudos para energias renovavéis, como a geração de energia elétrica através da biomassa. 
Me dedico e escrevo uma revista voltada a este tema e acredito que essas ações deveriam ser mais divulgadas! Pouca gente sabe sobre o potencial que Curitiba tem como exemplo e os órgãos municipais e estaduais deveriam repensar a sua divulgação, tão importante para o Brasil e o Mundo!! 
Já pensei sobre isso e a única resposta que me veio em pensamento foi a seguinte: Como eu, que penso trocar Sampa por Curitiba, haverá um booomm habitacional !!


2 comentários:

Anônimo disse...

querida desista de alguém de curitiba.... estamos voltando, só depende de mim aceitar as implorações e pedidos rsrs é a mim que ele quer!

Ana disse...

Premissas do jornalismo: Quem, Onde, Como e Porque!

Alguem quem? Voltando de onde? Depende do que? Como isso se faz? Porque hein? rsrsr

#riréomelhorremedio!!!