18 junho 2010

O leitor deixará de sorrir...


Quando o escritor português José Saramago começou a escrever "Ensaio sobre a Cegueira", um de seus livros mais conhecidos, perguntou a si mesmo o que aconteceria com o mundo se todas as pessoas passassem a ser cegas....
Coincidentemente acabei de ler o livro a pouco tempo e fiquei encantada com a literatura de Saramago e assustada com a dúvida que o autor nos coloca indiretamente: É assim que os homens verdadeiramente são? É preciso cegarem-se todos para que enxerguemos a essência de cada um?
Com seu jeito único de escrever, a morte desse grande escritor é recebida com muita tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa, como eu, e por sua importância cultural em tantos continentes.
Saramago mantinha relações privilegiadas com o Brasil. Esteve presente em diversos eventos literários no país e se tornou muito popular antes mesmo de conquistar o Prêmio Nobel. Em romances como “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, o Brasil faz parte das reflexões do grande escritor.
No meu entender, a mais importante homenagem a Saramago é a de tentar transmitir às novas gerações o “gênio literário” que foi o escritor.

"Percebi que todos os meus livros, sem exceção, partem do improvável, do impossível. No final, descobrimos que a única condição para a vida existir é a morte", - José Saramago

Um comentário:

Anônimo disse...

lindaaaaaaaaaa agora le ensaio sobre a lucidez :)