17 maio 2008

Feria del Libro 2008 - Parabéns ao Colégio Miguel de Cervantes


Como mãe de um aluno que estuda no Miguel de Cervantes, me sinto privilegiada em participar e compartilhar com ele agora aqui na sala da nossa casa sobre as impressões da 25 Feria del Libro - Centenário de Machado de Assis.
Considerada a segunda maior feira do país, este ano reuniu para o encontro literário internacional os escritores argentinos Andrea Ferrari e Pablo Bernasconi, o espanhol Isidro Ferrer e os brasileiros Ana Miranda, Daniel Piza, Milton Hatoum, Ilan Bremann, Walcyr Carrasco, Lara Kulikowski, Luiz Antonio Aguiar, João Carrascoza, María Luisa González Villelia, e muito, muitos outros mais.
Ferrari, que no sábado teve um encontro com o público, apresentou na feira seu premiado livro "O Complô de Las Flores", uma ficção de aventura e romance que acontece em um pequeno povoado da Patagônia, ameaçado de desaparecer.
A edição 2008 da feira também homenageou o grande escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908) no centenário de sua morte, e cuja dimensão literária foi exposta pelo jornalista Daniel Piza, que escreveu a biografia sobre Machado de Assis, e abriu as homenagens com uma palestra, e depois pelos também literatos Hatoum e Luiz Antônio Aguiar. O outro argentino convidado, Bernasconi, falou sobre seu livro "O mago, o horrível e o livro da feiticeira", enquanto o ilustrador espanhol Ferrer comentou sua experiência com o "Livro da perguntas", do chileno Pablo Neruda.
O colégio, que completa 30 anos, programou uma série de debates e lançamentos, que por sinal foram excelentes.
Estavam lá também todas as principais editoras do país com seus estandes mostrando seus últimos lançamentos em primeira mão, além, é claro, da culinária espanhola para matar a fome como a tradicional Paella, pata negra e sangria....afeee!
Enfim....cultura nunca é demais.
Parabéns ao Cervantes! E Parabéns a vc também Rodrigo, pelo seu interesse e participação nas palestras, e pela nossa troca de informações hj! Que maravilha...eu aprendendo com meu filho!

Um comentário:

grazi disse...

Eu sou aluna do miguel, e posso dizer que concordo plenamente, é uma honra participar deste evento tão importante para nosso país.