17 setembro 2008

Uma árvore a cada clique

Iniciativas contribuem de alguma forma para a educação ambiental e a mobilização popular na mitigação do aquecimento global. Alguns projetos, como o brasileiro Clickarvore, e o mexicano Neutralizate, vão além da simples tentativa de apagar os rastros ecológicos de indivíduos ou empresas.

O Clickarvore é anterior à atual onda de compensar o carbono emitido. O programa da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do não-governamental Instituto Ambiental Vidágua e da Editora Abril, começou em 2000, com o objetivo de recuperar a devastada Mata Atlântica. Esse sistema perdeu 93% de sua área original ao acolher a maior parte das áreas urbanas e das indústrias do país, com conseqüências para o abastecimento de água, para a terra submetida a forte erosão e para a rica biodiversidade local.

Cada clique no site http://www.clickarvore.com.br significa uma árvore plantada na Mata Atlântica, e já foram semeados mais de 16 milhões de exemplares, doados a 930 projetos de reflorestamento em 350 municípios. E aos objetivos ambientais, foram incorporados outros, os sociais. Milhões de mudas plantadas, além de expandir negócios privados, permitiram a criação de cinco viveiros comunitários para que organizações não-governamentais e comunidades pudessem obter a sua própria renda e empregar mais trabalhadores.

Nenhum comentário: