27 junho 2008

Ruth Cardoso, mais que a mulher de um ex-presidente

Ruth Cardoso era uma antropóloga que brilhou com luz própria no campo social. Foi muito mais que a mulher do ex-presidente social-democrata Fernando Henrique Cardoso, com quem conviveu durante 55 anos. Ruth era conhecida popularmente por suas ações sociais em favor dos mais pobres.
Tinha o doutoramento em Antropologia pela Universidade de São Paulo e fez especialização na Universidade de Colúmbia, em Nova York.
Deu cursos em várias universidades inglesas e americanas. Foi criadora, durante os oito anos de mandato na presidência de seu marido, de vários projetos sociais, entre eles o de ajuda às famílias pobres para que levassem seus filhos à escola. Tal programa recebeu o nome de Bolsa-Escola e hoje é o principal projeto social do atual governo, chamado Bolsa-Família. Ruth criou também o programa de Alfabetização Solidária, que já conta com três milhões de pessoas alfabetizadas. De iniciativa sua também foi o programa Universidade Solidária e Capacitação Solidária. Este último formou mais de 100.000 jovens para o mercado de trabalho nos grandes centros metropolitanos. Foi sempre respeitada por aliados e adversários pela sua dedicação à causa social e pelo seu grande preparo científico. Isso se refletiu na quarta-feira quando dezenas de políticos de todos os partidos, sem exceção, dirigiram-se a São Paulo para dar-lhe o último adeus. Mulher de convicções firmes, gestos nobres e sensibilidade para o drama da desigualdade social. Uma enorme perda para o país.

Nenhum comentário: