23 novembro 2010

Subway Art History Project


Uma geração de grafiteiros entre 20 e 40 anos se reuniu com o intuito de renovar a arte das ruas de Nova York. Grandes painéis e muros que já estavam grafitados há alguns anos ganharam um novo visual, desta vez inspirados em grandes nomes da cultura mundial.
Dentre os locais onde a street art é mais frequente, está o Brooklyn, um dos símbolos dos grafiteiros nos anos 90.
Recentemente, os muros que sofreram intervenções no passado também foram renovados pelo novo coletivo de artistas. O conceito artístico foi o mesmo e nomes como Gandhi, “Joana of Arc” e Plato (Platão, na tradução para o português) podem ser lidos nesses locais.

Esse grupo de artistas é responsável por um novo movimento que pretende retirar das ruas 50 grafites famosos de Nova York e transformá-los em novos desenhos.
Chamado de “Subway Art History”, o projeto uniu os grafiteiros da geração antiga (quase todos, atualmente, aposentados) caracterizados por fatores incomuns, já que todos os locais que receberão os desenhos tem a autorização das empresas.

O objetivo do projeto é oferecer uma educação cultural, tanto da história do grafite, quanto sobre os nomes clássicos da história mundial que são transcritos nos paineis e muros da cidade. É um bom projeto que mescla arte urbana e a história dos grandes nomes responsáveis por revoluções históricas no mundo.

Para visualizar os novos desenhos que já foram aplicados nas ruas de Nova York, acesse a
galeria de fotos do jornal americano The New York Times.

Nenhum comentário: