11 novembro 2009

Apagão!


Há uma coincidência entre o apagão de ontem e a reportagem da rede CBS - TV norte-americana, no domingo, afirmando que o Brasil está sujeito a ataques de hackers no seu sistema de energia?
Todas as autoridades no Brasil negam, mas ninguém dá uma boa resposta aos argumentos técnicos apresentados pela TV dos EUA. Aqui, a reportagem da CBS.
Por que a demora para surgir alguma explicação verdadeira, crível e plausível sobre o apagão ontem?
Se de fato essa fragilidade existe no sistema de energia brasileiro, trata-se de um absurdo incompatível com um país que em alguns anos será a 5a maior economia do planeta, como Lula e seus assessores vivem a dizer.
Itaipu, empresa estatal federal, divulgou ontem nota afirmando que o apagão foi causado “por efeito dominó”. Hoje (11.nov.2009) há a promessa de esclarecimentos completos sobre a razão da falta de energia.
Só o fato de o Brasil ter acordado nesta quarta-feira sem saber direito a causa do apagão já é alarmante.
Não adianta o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, aparecer para as câmeras de TV dizendo que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguros do mundo.
Ontem, 60 milhões de brasileiros, pelo menos, constataram na prática que as coisas não são bem assim.
Mas se ficar comprovada a incapacidade gerencial do governo Lula para prevenir o país desses apagões, as coisas ficam mais complicadas (graças a Deus) para a pré-candidata a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: