26 abril 2008

Dicas para quem pretende se lançar na blogosfera

Hoje em dia já existem blogs que são mais lidos e respeitados do que certos veículos de comunicação, atingindo milhões de leitores por mês. A tendência é que isto se torne ainda mais comum, com o aumento da visitação e da credibilidade dos blogs sérios e profissionais. Hoje, a web já disponibiliza programas para você mesmo fazer o seu Blog, como no Google (http://www.blogguer.com/). A partir daí, vão algumas dicas para quem pretende se lançar na blogosfera.

Primeiramente, faça um blog sobre seus interesses. Se você não se interessa pelo que publica, logo estará de saco cheio. Vai se sentir um empregado de si mesmo. Se você se interessa, vai se apaixonar pelo que faz e despertar isso nas outras pessoas. Pense em pessoas que lêem você e escreva para elas, não para um robô de busca. Mantenha contato com os demais internautas (leitores e blogueiros) e invista neste conteúdo. Focar num determinado tema, principalmente se ele ainda for pouco abordado no meio, atrai e fideliza os visitantes.

Dediquem-se às páginas de seu blog como a um trabalho comum, sem pensar nelas apenas como somente passatempo. É claro que isso não é aconselhável, mas quem quer ser um blogueiro precisa de um mínimo de tempo por dia para pesquisar ou pensar coisas interessantes, atualizar a página, conferir e responder comentários e visitar outros blogs. Esse tempo é relativo, mas essencial. Portanto, atualize sempre o blog. Se puder postar diariamente, ótimo!
Mantenha contato muito próximo com seus leitores. Interaja. Os comentários servem para isso!
Tenha um bom relacionamento com outros blogueiros (e, se possível, profissionais de mídia também) e nunca deixe de visitar outros blogs.
Participe dos eventos sobre internet e blogosfera.

O blogueiro que deseja crescer não pode nem deve ficar confinado apenas na blogosfera, tem que ter em mente que há milhares de internautas que não sabem o que é um blog e são esses que devem ser trabalhados e conquistados.

Para saber mais, acesse o Quero Ter Um Blog, que dá dicas àqueles que pretendem se lançar na blogosfera.

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabia que viria coisa boa mas você se superou neste post heim!
Muito bom.