21 maio 2013

#tuiteratura - literatura em 140 caracteres ganha mostra interativa em São Paulo



De 26 de maio a 4 de agosto, o Sesc Santo Amaro, em São Paulo, apresenta    #Tuiteratura, com curadoria da agitadora cultural e tuiteira Giselle Zamboni, a mostra    celebra a poética da escrita enxuta e veloz do twitter. A proposta é traduzir o espírito colaborativo das redes sociais e conectar o leitor com a obra literária produzida em língua portuguesa nessa plataforma que agrega no Brasil o segundo maior número de usuários.

“Em uma sala escura que convida à contemplação e ao contato, o público será envolvido numa relação de verdadeira hospitalidade literária, interagindo com a produção de escritores tuiteiros que reconstroem os milenares haicais e revisitam a micronarrativa de diversos autores consagrados”, antecipa Giselle Zamboni.

Além de criações autorais de 61 tuiteiros, selecionadas de suas timelines, serão expostas obras de mais 20 autores convidados que criaram 5 microtextos, de 140 caracteres cada, especialmente para a Mostra. São eles Ondjaki, Alice Ruiz, Andrea del Fuego, Antono Cícero, Chacal, Glauco Mattoso, Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire, entre outros. Os clássicos terão presença marcada com trechos extraídos de 27 obras, também em 140 toques, de autores como Fernando Pessoa, Drummond, Murilo Mendes, Manoel de Barros, Guimarães Rosa e  Graciliano Ramos.
Para intensificar a relação do leitor com a obra literária, a Mostra contará com  tecnologia de informação e programação próprias para responderem aos estímulos provocados pela presença física dos visitantes.
Será um ambiente de percepções táteis e sonoras. “Os cinco sentidos entrarão em sintonia com som, luz, letras, corpo, gerando e transmitindo uma experiência singular – como de resto é a relação amorosa entre obra e leitor”, conta Giselle.

A exposição se abre também para os tuiteiros que durante o evento enviarem textos de autoria própria em até 140 caracteres pelo Twitter, tagueados com #tuiteratura. Desse modo, segundo Giselle, os textos selecionados construirão uma nova exposição a cada dia, a cada instante.

Mostra #Tuiteratura
SESC Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo – SP.
De 26 de maio a 04 de agosto de 2013, terça a sexta, das 10h às 21h30/ sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
A entrada é gratuita
Contato: (11) 5541-4000/ www.sescsp.org.br/ @sescsantoamaro

Nenhum comentário: