01 outubro 2009

CULTURA DA PAZ

SEMANA GANDHI E DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA

Riqueza sem trabalho; prazer sem responsabilidade; conhecimento sem valores; negócios sem ética; ciência sem compromisso humanitário; religião sem altruísmo e política sem princípios são temas que o evento aborda.
O conceito de não-violência (ahimsa) nasceu na Índia antes do século 8 a.C. Hoje, evoluído e tornado uma complexa matriz de significado e práticas, observa sua importância aplicada no movimento ambientalista dos últimos anos, com proporções mundiais, e no movimento pela Cultura de Paz, lançado pela Organização das Nações Unidas em 2000.
Participam da programação a cantora indiana Meeta Ravindra e o ator João Signorelli, interpretando fragmentos do monólogo Gandhi, um líder servidor. Os secretários municipais dos Direitos Humanos, José Gregori, do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge e dos Esportes, Walter Feldman, além do Tenente Coronel da PM José Luiz Sanches Verardino, subdiretor da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, integram a mesa temática Por que Gandhi? E por que hoje?.
A palestra de encerramento será do embaixador da Índia no Brasil, Dr. B. S. Prakash.

A 28ª edição do evento acontece sexta-feira, dia 2 de outubro, às 19h, no Grande Auditório do MASP -Museu de Arte de São Paulo, com entrada franca; realizada pela Associação Palas Athena e pelo Consulado Geral da Índia, com apoio institucional da UNESCO.
A programação completa encontra-se no site http://www.palasathena.org.br/


Dia 2 de outubro, a ONU também celebra o Dia Internacional da Não-violência em homenagem ao nascimento de Gandhi, figura inspiradora dos movimentos pacifistas e ambientalistas que se gestaram no século XX. O indiano é, também, referência constante das ações libertárias de Martin Luther King, Nelson Mandela e Lech Walesa.
A não-violência disseminou-se pelo Oriente na Antiguidade, e depois no Ocidente, onde foi cultivada por pensadores como Leon Tolstoi, Ralph Waldo Emerson e Henry Thoreau, entre muitos outros. Ganhou dimensões políticas quando Mohandas K. Gandhi, utilizando a inovadora estratégia de não-violência e compromisso com a verdade (satyagraha) lutou contra a injustiça social na África do Sul e contra o colonialismo britânico na Índia, cuja independência obtida por meios pacíficos elevou o conceito a um novo patamar.

Nenhum comentário: