28 maio 2008

A senhora de Alvear: "o passado pode ser um lugar estático, mas nem por isso é um território sem riscos"

Helga de Alvear é uma senhora alemã que vive na Espanha há mais de cinquenta anos. Ela é também uma das fundadoras da famosa ARCO, e sua galeria de 700 m2, próxima ao Reina Sofia, onde você pode se dirigir para ver alguns dos mais interessantes artistas da cena internacional.
Sua coleção pessoal (Picasso, Kandinski e outros incontornáveis da era moderna da arte) brevemente será exibida ao público, e uma fundação com seu nome será criada. Com o braço direito enfaixado ("um pequeno acidente") ela fala de como, nos dois primeiros dias da feira internacional de Madri, teve 17 trabalhos vendidos, e comenta também dessa descoberta, por novos colecionadores, de que a arte contemporânea pode ser um caso de amor e um bom negócio: "Por favor, você tem que colecionar os artistas do seu tempo, por que comprar um Picasso agora? Os melhores estão em Paris, nos museus, e o que resta disponível é ruim".

A próxima vez que você pensar em comprar um Picasso (Miró? Calder?), a senhora de Alvear avisa, reflita duas ou três vezes, e se lembre que o passado pode ser um lugar estático, mas nem por isso é um território sem riscos.

Óleo sobre tela da artista brasileira Gabriela Machado que expôs na H.A Galeria - 2008

Nenhum comentário: