13 maio 2008

O Poder do Mito

Revendo o DVD O Poder do Mito, de Joseph Campbell em entrevistas com Bill Moyers, me veio um pensamento: O que os mitos têm a ver com nossas vidas? A resposta é: TUDO!

Édipo e a Esfinge - Gustave Moreau, 1864

Metropolitan Museum of Arts, New York

Um de nossos problemas, hoje em dia, é que não estamos mais familiarizados com a literatura do espírito. Estamos interessados nas notícias do dia e nos problemas práticos do momento. Antigamente, o campus de uma universidade era uma espécie de área hermeticamente fechada, onde as notícias do dia não se chocavam com a atenção que você era estimulado a ter em se dedicar à vida interior, no aprender, e onde não se misturava com a magnífica herança humana que recebemos de Platão, o Buda, Goethe e outros, que falam de valores eternos e que dão o real sentido à vida.
As literaturas grega e latina e a Bíblia, que costumavam fazer parte da educação de toda gente se perdeu. Muitas histórias se conservavam na mente das pessoas, dando uma certa perspectiva naquilo que aconteciam em suas vidas. Com a perda disso, perdemos efetivamente algo, porque não posuímos nada para por no lugar. Essas informações, proveninetes de tempos antigos, têm a ver com os temas que sempre deram sustentação à vida humana, construíram civilizações e formaram religiões através dos séculos, e têm a ver com os profundos problemas interiores, com os profundos mistérios, com os profundos limiares de nossa travessia pela vida, e se você não souber o que dizem os sinais deixados por outros ao longo do caminho, terá de produzi-los um dia por conta própria.
"Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana. A pessoa certa? Como é que se escolhe a pessoa certa? O coração lhe dirá. É preciso que seja assim. O ser interior.
Eis o mistério".
Joseph Campbell


Nenhum comentário: