05 março 2008

Touchscreen domina Cebit 2008


Será o fim do teclado e do mouse? Quem está na Cebit 2008 diz que SIM!


A era do teclado e do mouse chegou ao fim. A Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, mostra este ano uma clara tendência em simplificar interfaces —a partir de agora, computadores e celulares passarão a funcionar com touchscreen, e comandos como aumentar fotos ou escrever serão acionados diretamente na tela.
Inevitável lembrar do iPhone, da Apple, e do Surface, da Microsoft, que desde o ano passado sinalizaram o novo rumo da computação pessoal —e também da telefonia. Na Cebit, o que se vê são centenas de objetos e telas sensíveis ao toque. Parece até que isso já é normal no dia-a-dia.
Mas engana-se quem pensa que a tecnologia permanecerá exclusividade de Steve Jobs e Bill Gates. As telas multitoque já estão em jogos, celulares, telas de computadores e notebooks, televisões, estações de compras, terminais, no mouse, teclado e caixa de som do computador. Isso sem contar em uma parede inteira que foi coberta com tela touch-screen pela T-online, subsidiária da Deutsche Telekom.
Toque tudo: Com os dedos, o usuário escolhe qual operação quer realizar: ouvir uma música, mandar um e-mail ou fazer uma ligação. Também é possível brincar com jogos que envolvam coordenação motora e agilidade.



Nenhum comentário: