23 agosto 2009

Les Paul: das guitarras para a eternidade

Na última quinta-feira, dia 13 de agosto, Les Paul morreu e entrou definitivamente para o hall de lendas da cultura pop. O senhor americano de 94 anos foi nada menos que o inventor da guitarra elétrica, o que o torna, consequentemente, o pai técnico do rock’n’roll.
Paul começou a se interessar por música aos 8 anos de idade, mas não contou com a sorte nem com o apoio dos mais velhos nessa época; tanto que seu professor de piano chegou a afirmar categoricamente que ele não tinha jeito para as artes sonoras. Contrariando os diagnósticos iniciais, o menino aprendeu a gaita e o banjo e aos 13 anos de idade já tocava profissionalmente música country.

Hoje, após a sua morte, os fãs do legado do músico poderão continuar apreciando sua obra por meio do som de uma das mais desejadas guitarras do mundo, a Gibson Les Paul. Lançada nos anos 50, ela manteve seu design intocado por meio século e foi usada por grandes nomes da história do rock, entre eles: Jimmy Page, Eric Clapton, George Harrison, Slash, Dave Grohl e Kirk Hammett.

Por causa do instrumento, Les Paul deixou de ser um simples músico country para tornar-se uma referência nos timbres do rock, jazz e blues. Tudo começou após anos fabricando suas próprias guitarras; criações que vendia para Gibson Guitar Corporation. Uma versão em especial chamou a atenção da empresa e ela foi lançada resultando em enorme sucesso comercial. Hoje a Gibson Les Paul é usada no mundo todo.

Nenhum comentário: