20 agosto 2008

Estrada Real...o caminho do ouro

A Estrada Real ou Caminho do Ouro, como também é chamada, foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos pecorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Ainda hoje possui suas vias de acesso, seus pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

A Estrada Real possui em todo seu trecho marcos como este acima

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.
Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história do Brasil.
Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, explorar as belezas dessa região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro, é um passeio inesquecível pela Estrada Real.

Estrada Real - Trecho Serra da Bocaina - Cunha - Paraty

Vou falar sobre o trecho da Serra da Bocaina, entre Cunha e Paraty (Rota Sul) que são aproximadamente, 50 km (30 de asfalto) e os últimos 20 km de estrada de terra. Começa a decida em Cunha, na Serra da Bocaina, núcleo de artistas especializados na produção de cerâmica “Noborigama” e por fim desce o Caminho do Ouro pelo Parque Nacional da Bocaina até a charmosa cidade de Paraty, onde o ouro era embarcado com destino a Portugal. Uma viagem pela história do Brasil com aventura, arte e gastronomia.

O Piloto - que cara de mau rsrsrsr

O caminho remonta a uma antiga trilha indígena (peabiru), utilizada pelos Guaianás que, do litoral de Paraty, atingia o vale do rio Paraíba, atravessando a serra do Mar. Por esse Caminho dos Guaianás, avançaram as forças de Martim Correia de Sá (cerca de setecentos portugueses à frente de dois mil indígenas) que, partindo do Rio de Janeiro em 1597, desembarcaram na enseada de Paraty, subindo a serra do Mar para combater os Tamoios, aliados dos corsários franceses naquele litoral.



Caminho da Serra do Mar


Por conta do risco de ataque de corsários, de piratas, e de naufrágios, D. João V (1706-1750) recomendou, em 1728, a substituição do trecho marítimo, entre Sepetiba e Paraty. Por essa razão, em meados do século XVIII já existia uma variedade - o Caminho Novo da Piedade - que, partindo do Rio de Janeiro, pelo caminho para a Fazenda de Santa Cruz, alcançava o vale do rio Paraíba, onde entroncava com o Caminho de São Paulo na altura da atual cidade de Lorena.



Por do Sol - Pedra da Macela / Cunha - Paraty


A expansão originária dos primeiros grandes caminhos do centro-sul do território colonial conformou um dos mais significativos movimentos de apropriação do interior brasileiro e de sua integração com a faixa litorânea. Ampliando a base territorial da América portuguesa, as vias hoje reunidas sob o nome de Estrada Real foram, assim, fundamentais na história do povoamento e da colonização de vastas regiões do território brasileiro, tornando-se verdadeiros eixos históricos-culturais de construção de parte da nossa história.

Vale o passeio, a vista, enfim....Vá e confira vc mesmo! Tenho certeza que vai adorar.

Fontes de pesquisa: Registro do Ouro - caminho real; Portal de Cunha; Ican.

Nenhum comentário: