11 abril 2008

Terragen, o gerador de imagens fotorrealísticas

O programa Planet Side chega este ano como uma ferramenta leve e aparentemente simples que, sob a aparência de eterno software beta, mostra-se um incrível gerador de paisagens realísticas em sua aguardada versão 2.

O Terragen opera com uma articulação entre mapas de superfície, arquivos DEM e pirâmides de visão POV para renderizações. Dentro de uma interface simples e intuitiva, praticamente faz o usuário ignorar quaisquer um desses nomes estranhos para aplicar-se na construção de seus lugares imaginários. Podem se criar nuvens escolhendo sua densidade, cor, criar um sol, uma lua, um planeta, inundar vales, depositar pedras num banco de areia e tornar a água transparente a ponto de poder vê-las lá no fundo.
Através da exploração dos recursos do software - que pode ser ainda conjugado com outros como o Photoshop para fazer colagens de imagens reais, ou com plugins como o WorldMachine para gerar terrenos DEM - é que se percebe a necessidade crucial de observar os detalhes da natureza na hora de produzir uma imagem realista. Da percepção de como a neve se acomoda aos desníveis chão ao volume das nuvens horas antes de uma tempestade, passando pela curiosidade sobre como se comportam os raios solares sobre o mar num final de tarde muito quente... É através desses olhares e sentidos atenciosos que o usuário pode começar a organizar os comandos do software de modo a transformar números, terrenos, posições de câmeras e manchas brancas sobre um fundo preto numa paisagem que busca ser real dentro da sua inexistência concreta. Esta é a arte do programa.
A galeria deviantART funciona há alguns anos como um excelente canal de troca de idéias, desenvolvimentos, experiências e colaborações que acaba por fazer juntar não só terrageners dos mais diversos estilos, mas também artistas gráficos que trabalham com fractais, outros modeladores 3D, fotógrafos, animadores e editores de imagens; é um espaço que eleva ao infinito as possibilidades do uso do TerraGenerator. Lá estão reunidos alguns dos mais admiráveis criadores de mundos que compõem, individualmente ou em grupo, essas peças sobre paisagens paradisíacas, intocadas, fantásticas ou escapistas: são relances digitais da sensibilidade humana quanto ao mundo que nos cerca e à natureza que povoa, muitas vezes, somente os nossos sonhos.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.