01 abril 2008

Fui apresentada a música desse moço!

Final de semana me apresentaram o som de Raul de Souza.



Compositor e instrumentista (toca trombone que só!) durante sua longa temporada nos EUA, tocou e gravou com alguns dos melhores músicos americanos, como Cal’Tjader, Cannonball Adderley, Azar Lawrence, Al Dejohnette, Lionel Hampton, Sarah Vaughan, Leon Ndugu Chancler, George Duke, Stanley Clarke, Ron Carter, Frank Rosolino, Sonny Rollins, Freddie Hubbard (que assina a elogiada apresentação de seu álbum “Sweet Lucy”, do qual participa), Hubert Laws e outros, além dos brasileiros Sérgio Mendes, Airto Moreira, Flora Purim, Hermeto Pascual, Milton Nascimento, Toninho Horta, etc…
Raul também inventou um instrumento : o Souzabone, um trombone em dó com quatro válvulas, com maiores recursos que as tradicionais em si bemol com três válvulas.
Raul desenhou e encomendou o instrumento, que vem utilizando a partir de seu LP “Don’t Ask My Neighbors”. Entre os prêmios recebidos por Raul nos EUA, está o título de cidadão honorário de Atlanta, Geórgia.
Em 1979, foi classificado pelo terceiro ano consecutivo entre os cinco melhores trombonistas de jazz, pelos leitores da revista Down Beat e considerado o número um, pelos da New York City Jazz Magazine.Raul viveu por muitos anos na França, participando de apresentações com o seu grupo francês.Em 2004 foi homenageado no Chivas Jazz Festival - Brasil. Em 2005 esteve novamente no Brasil para o lançamento do cd Elixir e do documentário "Viva Volta" de Heloísa Passos.
No início de 2006 recebeu com muita satisfação a notícia de seu novo trabalho lançado pela gravadora Biscoito Fino – o cd Jazzmim – gravado em Curitiba, com o grupo NaTocaia.


Nenhum comentário: