06 novembro 2007

Orkut, MySpace e Facebook...briga das boas!

Postado por Alex - webinsider Google/IDG Now

Em apenas uma semana, o que parecia um reinado supremo do Facebook frente às redes sociais abertas que permitem que a comunidade desenvolva aplicativos se transformou num "todos contra um". Chamado anteriormente de "Maka-Maka", o projeto secreto do Google foi revelado no meio da semana: o OpenSocial não apenas permite que a comunidade criasse aplicativos para o Orkut, como instaura um padrão de desenvolvimento de APIs que facilitaria a troca de tais aplicativos entre diferentes redes sociais.

O que parecia apenas uma boa aposta do buscador contra dois rivais em potencial nos mercado norte-americano se transformou em ataque pesado quando um deles, o MySpace, rede social mais popular dos Estados Unidos, anunciou que suportaria aplicativos criados pelo OpenSocial, deixando o Facebook sozinho com um modelo próprio de desenvolvimento.

Números de ambos os lados são de cair o queixo. De um lado, o Google afirma que seu OpenSocial chegará a mais de 100 milhões por meio das redes Orkut, LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo e Friendster, enquanto só o MySpace contabiliza 114 milhões de usuários só nos Estados Unidos.

O Facebook já tem cerca de 700 aplicativos criados para sua rede cinco meses após abrir sua API, algo que significou um aumento de 89% nos seus usuários em um ano, atingindo 50 milhões de registrados com uma média espantosa de 500 mil novos por dia.

Nenhum comentário: