27 outubro 2010

há 129 anos nascia...

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, um dos maiores artistas do século XX ! Suas obras continuam a ser referência no mundo. Sua imagem continua a ser vinculada com a arte e seus fãs, admiradores fieis, tem o gênio como um símbolo de talento e criatividade. 
Audacioso, perfeito nas telas, detalhista nas esculturas e provedor de uma arte singular que, modificou a maneira de pensar em arte no século passado, Picasso, é uma figura inesquecível e ímpar na transformação que a sociedade mundial passou durante o período em que ele a retratou.




E quem sai de uma exposição com suas obras costuma ficar completamente atordoado depois de tanta informação reunida. 
Não é à toa: Pablo Picasso (1881-1973) é considerado o pintor mais produtivo de todos os tempos e o acervo do museu localizado no bairro do Marais é só um espelho dessa obra tão extensa e variada. 

Em 75 anos de carreira, o pintor espanhol produziu nada menos do que 13 500 pinturas e desenhos, 100 000 gravuras, 34 000 ilustrações de livros e 300 esculturas e cerâmicas. 
A coleção de sua obra é avaliada em centenas de milhões de dólares. Só o quadro Menino com Cachimbo (1905) foi vendido por 104 milhões de dólares – o quadro mais caro de todos os tempos – num leilão promovido pela Sotheby’s de Nova York.
Tido como o maior artista do século 20, Picasso também ficou famoso por suas mulheres, muitas delas retratadas em suas obras. Entre as mais famosas estão a bailarina russa Olga Kokhova e a fotógrafa Dora Maar.

Les Demoiselles d'Avignon, 1907

"Minha mãe me dizia: "Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa." Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."


Nenhum comentário: