16 abril 2010

Informação Não é Poder!

Falsa ou verdadeira? Só a informação basta?

Há alguns meses o aquecedor de gás da minha casa parou de funcionar. Chamei um técnico que fez seu diagnóstico e concluiu que precisava trocar os filtros e que essa troca e a revisão devem ser feitas a cada seis meses. Depois me mostrou uma etiqueta posicionada no canto do aparelho com a data da última revisão e da próxima. A revisão estava em quase dois anos atrasada. Aí não há aquecedor que resista!
Falhei em não anotar na minha agenda a data da próxima revisão, mas confesso que não visito com freqüência os aparelhos que ficam na lavanderia da minha casa.
Sugeri ao técnico-vendedor que criasse uma planilha ou anotasse em sua agenda logo que terminasse o serviço a data da próxima revisão e que entrasse em contato com o cliente, no futuro, para lembrar e oferecer seus serviços. Com cara de espanto ele me diz: - Mas isso não é minha obrigação!
Agradeci o conserto e anotei a data da próxima troca.
Imagine quantos serviços de manutenção essa empresa perde, abre espaço para o cliente pesquisar e procurar um concorrente e, ainda pior é o dinheiro que deixa de ganhar. Neste caso o técnico tem a informação, mas não gera uma ação.
Este exemplo é para dizer que devemos transformar a informação em AÇÃO, isso é poder!

Fique atento a qualidade da informação. Hoje temos tudo on line. Pesquisas, dados, fofocas, o que você quiser encontra na rede, nos livros, revistas, entre outras fontes. Nem toda informação é confiável e o seu excesso mais prejudica do que ajuda uma boa análise. Separe o joio do trigo, use informação que agregue valor e nada de adiar uma decisão por procurar justificar o que já está justificado com as informações que dispõe.

Informação todo mundo tem. Disciplina para transformá-la em conhecimento ou em ação planejada e que gere resultado, são poucos. Em seu livro Ética a Nicômaco, Aristóteles descreve a disciplina como uma das maiores qualidades do Homem. A indisciplina gera desordem física e mental, tira o foco, evita o planejamento, gera esforço desnecessário. É a mãe da bagunça. A disciplina modela o caráter. Informação sem disciplina para gerar ação é meio caminho para o fracasso.

Informação sem ação é só papo furado!

Nenhum comentário: