19 setembro 2009

Darwin e a Aventura: Tocorimé Pamatojari


No dia 20 de setembro dará início em Paraty a conferência Internacional Darwin e a Aventura. Essa conferência faz parte de um programa chamado Darwin Now que organiza atividades científico-culturais e educativas.

Esse programa é organizado por British Council e tem como objetivo manter e criar redes de informações que mostrem como a teoria da evolução, de Darwin, continua influenciando na biologia e em outros ramos da ciência. A conferência será realizada em Paraty, no Rio de Janeiro, abordo da maior embarcação histórica de madeira do Brasil, a Tocorimé Pamatojari.

A Tocorimé demorou seis anos para ser construída, pois foi construída a mão na região da Amazônia. Dia 20 de setembro a embarcação receberá mais de 20 cientistas e oceanógrafos, nacionais e internacionais. Além desses especialistas a embarcação também manterá contato com astronautas da Estação Espacial da NASA, que fotografarão a embarcação por satélite e responderão ao vivo às perguntas de jovens das escolas locais.

Para junho de 2010 está programada a expedição Tocorimé na Trilha de Darwin. Esta outra expedição vai percorrer de Fernando de Noronha às Ilhas Galápagos parando em 15 principais portos da América do Sul.

A expedição Tocorimé na trilha de Darwin vai promover diversos eventos como palestras e filmes para mostrar a influência das descobertas de Darwin nos dias de hoje, mas o maior foco dessa expedição é um método de identificação de espécies chamado DNA Barcoding.

Esse método já envolve mais de 150 instituições de 45 países diferentes. O método de identificação DNA barcoding consegue identificar e catalogar espécies com muito mais rapidez e eficiência. Ele é o único que usa como catálogo a seqüência de DNA de cada espécie, assim consegue distinguir até mesmo as espécies mais próximas evitando equívocos.Dia 18 de setembro os cientistas que participarão da conferência se integrarão às escolas de Paraty. Os cientistas e professores irão palestrar sobre a história de Darwin e a biologia evolucionista.

Dia 20 de setembro, às oito horas, será o embarque no Tocorimé, às 10 horas a Estação Espacial da Nasa irá fotografar a embarcação e o ecossistema ao redor. Às 16 horas será oficializada a abertura da conferência no Hotel Parque Perequê.

Dia 22 de setembro os alunos farão perguntas ao vivo para os astronautas, que por sua vez responderão em tempo real.

Dia 23 de setembro será feito um relatório da viagem, com cinco tópicos principais relativos às pesquisas cientificas que serão feitas em 2010, através do método DNA Barcoding.

Nenhum comentário: