11 julho 2008

Yoani Sánchez - uma blogueira cubana corajosa


Em casa, ela não pode nem acessar a internet. Mas mesmo assim virou um dos maiores fenômenos da blogosfera mundial.
Tudo por causa do Generación Y, blog que já foi alvo de críticas e censuras até do ex-presidente Fidel Castro. Mas nada impede que a blogueira Yoani Sánchez, 32 anos, freqüente os hotéis e cybercafés da cidade (mesmo com o dinheiro contadíssimo!) para expressar as suas opiniões e relatos sobre a vida cubana.
Como é acessar a internet em Cuba?
Yoani Sánchez: Extremamente complicado. Em primeiro lugar, os cubanos não podem ter internet em casa, a não ser os altos funcionários ou os estrangeiros que residem aqui. Saio de casa com um pen drive levando meus posts e vou para um lugar público me conectar. Só posso fazer isso uma ou duas vezes por semana, porque o acesso é muito caro (cerca de 7 ou 8 dólares por hora). Tenho que otimizar meu tempo. Um cartão de uma hora, uso 6 ou 7 vezes. Tornei-me uma especialista em aproveitar ao máximo meus minutos online.
Dá para acompanhar outros sites?
Yoani Sánchez: Eu não navego na internet. Meu acesso só dá para postar meus textos ou enviá-los por e-mail para amigos postarem para mim quando eu não posso.
O Generación Y já recebeu mais de 4 milhões de visitas.
Você tem idéia de quem é o seu leitor?
Yoani Sánchez: O êxito dele é a empatia que ele causou em tantas pessoas, as paixões que levantou. Foi uma surpresa para mim. Quando comecei era algo muito pessoal que, pouco a pouco, foi recebendo a atenção de todo o mundo. Escrevo porque tenho muita coisa para contar da minha realidade... Não me importa se uma pessoa ou 500 milhões me lêem. Preciso exteriorizar esse monte de coisas que não circulam no meio oficial cubano. E com a espontaneidade e a leveza de quem não é uma jornalista, mas alguém que vive no meio de todos esses acontecimentos.
Você tem sido reconhecida no mundo inteiro, mas e em Cuba?
Yoani Sánchez: Aqui o blog é conhecido de forma diferente, já que o acesso à internet é muito limitado. As pessoas copiam as informações que lhe interessam em pen drives ou disquete e depois distribuem. Então, não são tantos que acessam meu blog online, mas muitos conseguem ler as cópias através dessas outras formas de divulgação. E eu percebo isso nas ruas, muitas pessoas já me reconhecem.
E de que forma isso está refletindo na blogosfera cubana?
Yoani Sánchez: O fenômeno do Generación Y é contagiante. Muito mais cubanos têm decidido contar sua opinião e mostrar como vivem. Estou investindo muito tempo e energia para aumentar essa blogosfera cubana, a motivar possíveis bloggers a escreverem sobre a sua vida.

Leia mais sobre: Yoani Sánchez

3 comentários:

Anônimo disse...

Well for me its better to be more realistic.

Anônimo disse...

Interesting topics could give you more visitors to your site. So Keep up the good work.

Anônimo disse...

that's way too cool.