09 junho 2008

Mestre dos sushis: O japão por Jun

Jun Sakamoto, que na minha opinião, é o mestre dos sushimens que já conheci e provei, acaba de lançar um guia gastronômico: "O Japão por Jun".

Uma vez fui entrevistá-lo e com toda sua simplicidade, sem estrelismo como alguns do mundo da gastronomia, acabamos no menu degustação de seu fantástico restaurante. A coisa é tão de outro mundo, que eu nem sei expressar com palavras, ou melhor, com adjetivos, o encanto que são suas obras de arte...hummmmm.
No guia gastronômico, 22 receitas (19 pratos e três molhos) criadas por Jun Sakamoto, ilustradas por fotos, entre elas, o tartare de atum com foie gras, o tempura de figo e o sashimi de polvo. Por fim, é apresentada a história do sushi com detalhes de cada um de seus ingredientes, como origem e uso na gastronomia de Jun, seguida por um glossário de termos específicos da culinária japonesa.

A biografia, escrita pelo jornalista Thomaz Souto Corrêa: "Jun Sakamoto: O virtuose do sushi", alterna passado e presente, com histórias dos pais de Jun, que chegaram ao Brasil em 1960, sua infância e adolescência em Presidente Prudente (interior de São Paulo) e trajetória profissional, desde o início em cozinhas de Nova York até a abertura do restaurante Jun Sakamoto, localizado no bairro de Pinheiros (SP) e referência da alta gastronomia japonesa.

Curiosidades como o processo de escolha dos peixes, feita pelo próprio Jun, suas peripécias em busca de emprego nos Estados Unidos ou a importância das facas Aritsugo, criadas artesanalmente no Japão e vendidas exclusivamente para sushimen, permeiam a obra, ao lado de fotos tiradas durante a apuração do livro, no Brasil e no Japão.




O Japão por Jun

Autor: Jun Sakamoto

Editora: Bei

Preço: R$ 45


Jun Sakamoto: O virtuose do sushi

Autor: Thomaz Souto Corrêa

Editora: Bei

Preço: R$ 175


Nenhum comentário: