17 agosto 2007

Livros...companheiros inseparáveis...


image by Ziraldo

Numa dessas surpresas que a vida nos prepara, meus amigos, amigas e frequentadores do meu blog já sabem que fui literalmente obrigada a tirar férias forçadas (sim, sem
direito a viagem...somente nos sonhos) e encontro-me aqui, às 3h30 da matina, com uma tremenda insônia! E com vontade de escrever, pois esse repouso forçado me afastou do meu trabalho. Para quem não sabe, sou jornalista, ADORO escrever e ler.
Enfim, além de repousar, comer (aliás, acho que já engordei uns 5 quilos...afe), e encher o saco da minha empregada, coitada...já já ela pede demissão, consegui terminar alguns livros que estavam na mesinha ao lado da minha cama desde janeiro. É! admito que tudo na vida tem o seu lado bom! A leitura é fascinante, mesmo que, ao final de um livro, você se decepcione e coloque aquele exemplar bem no fundinho da prateleira e nunca mais o pegue para reler. Não importa! Eles são companheiros para todas as horas, te levam para mundos distantes, culturas diferentes, histórias inusitadas, situações sui generis...
Despertam seus sentidos, afloram as emoções e te levam para outra dimensão, onde uma linha muito tenue, separa a imaginação da realidade. A leitura amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e a vida como um todo.
Observando meu filho adolescente, que herdou de mim o gosto pela leitura, penso que precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada, seja num romance ou num artigo; numa crônica ou num conto, numa poesia ou num manifesto, num jornal ou num ensaio, num gibi ou numa história infantil ou infanto-juvenil, enfim, são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras. Vivemos numa época contemporânea onde as palavras rascunhadas no papel não têm muito valor. A literatura hoje é recurso dos mais ricos, acessível aos menos favorecidos, porém, pouco explorada de forma adequada. A leitura, no seu sentido geral, amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos desconhecidos. Acredito ser de suma importância desenvolver uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.

Em Tempo: Sou totalmente a favor da leitura digital...Hoje mesmo meu filho baixou dois livros pelo celular...mas... ainda...adoro pegar, cheirar e sentir nas mãos um exemplar impresso em papel pólen soft 70g!

2 comentários:

Unknown disse...

Mandou bem "chica"...Como sempre...sou fascinado pelos seus textos....Vc realmente nasceu para escrever!
besos

Anônimo disse...

Vasculhando a net achei seu blog...muito bom...quero colaborar...

Cleo