09 maio 2012

Casas do Brasil

Os ciganos têm sua história construída em cima, basicamente, do nomadismo. Com isso, participam de certo modo de quase todos os povos do mundo. Chegaram ao Brasil no século XVI, quando João Torres foi condenado a sair de Portugal e ficar cinco anos aqui na colônia. 
Hoje, os ciganos no Brasil já passam um milhão e meio. A maioria é Calon (o povo é dividido em dois grupos majoritários: Rom e Calon). O grupo veio principalmente de Portugal e Espanha.
A questão da terra ainda é levada pelos ciganos como uma questão de liberdade. O que ainda existe de ideal cigano no imaginário popular, como a moradia em barracas, é vivido pelos Calons. São esses personagens e suas moradias o tema de exposição “Casas do Brasil – Barraca Cigana” da fotógrafa Luciana Sampaio no Museu da Casa Brasileira.
Como parte da mostra, haverá uma barraca no jardim do museu, montada pelo chefe cigano Darci Soares, sua mulher Diholaila Marinho Soares, sobrinho Fabinho Soares e filha Marimar Soares, do grupo de Jaboticabal. A barraca permitirá aos visitantes vivenciar o espaço doméstico e a experiência cotidiana da moradia cigana.
A proposta da exposição é abrir um pouco da vida dessas comunidades. Por quase 15 anos, a fotógrafa conviveu com famílias do grupo Calon espalhadas pelo Estado de São Paulo. O resultado de tantos anos de dedicação é apresentado em fotos e vídeos no Museu da Casa Brasileira e recebe o título de "Casas do Brasil - Barraca Cigana".

Parte do extenso arquivo documental, estimulado pela curiosidade da cultura cigana, como o dialeto que sobrevive há séculos sem existir em forma escrita, a organização familiar, vestimentas e a própria condição de moradia, será exposta no Museu.

Os ciganos retratados na exposição atualmente vivem em acampamentos espalhados por seis cidades: Jaboticabal, Pitangueiras, Guariba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

Serviço
Casas do Brasil - Barraca Cigana
Até 3 de junho
Local: Museu da Casa Brasileira - São paulo - SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Ingressos: R$ 4,00 (estudantes pagam meia entrada)
Telefone: (11) 3032-3727
Site: http://www.mcb.org.br

Nenhum comentário: