14 dezembro 2010

黒澤 明

Vendo os desenhos de Akira Kurosawa a gente entende porque as cenas de seus filmes parecem telas. São mesmo. Esse é o "Sei Voar: Guiado por um Anjo" que acabou não sendo filmado em Sonhos



Akira Kurosawa queria originalmente ser pintor e era tão obcecado pelo visual estético de seus filmes que desenhava os storyboards, garantindo que cada cena fosse precisamente reproduzida de acordo com sua concepção. Por mais incrível que pareça, ele chegava a desenhar até as expressões faciais que queria que cada ator fizesse.

Das anotações de Kurosawa:
Será que nós, seres humanos, nos transformamos em gênios quando dormimos? Os sonhos se manifestam como um gênio. Em nossos sonhos, primeiro nos tornamos puros, e então, surpreendentemente, livres e ousados, com o uso de imagens deformadas e cores brilhantes, ao mesmo tempo fazendo cálculos precisos... algo que não se consegue fazer, a menos que você seja um gênio. [...] pois o tecido dos sonhos são exatamente o choro e os gritos que emanam do que há de mais casto e íntegro em nossos corações.” – do filme Sonhos (Meu Kurosawa favorito!)









Nenhum comentário: