15 dezembro 2008

Pé na estrada


Veja como algumas atitudes simples na estrada ajudam a cuidar do planeta

Por Afonso Capelas Jr



Sustentabilidade. Você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar. Não por ter virado moda, mas porque descobrimos que o seu conceito é essencial para a sobrevivência do planeta. Trocando em miúdos, ser sustentável é viver hoje, tomando certos cuidados para, amanhã, deixar aos seus netos um planeta ecologicamente protegido, economicamente viável e socialmente justo.
Aí você se pergunta: tudo bem, mas o que esse assunto está fazendo nas páginas de um guia de estradas, cujo intuito é facilitar a organização de uma viagem? Explico: é que você também pode ser um saudável adepto da sustentabilidade quando estiver dirigindo seu veículo por esse mundo afora.
A seguir, dez dicas de como se tornar um motorista sustentável.
1ª Consumo de combustível
Fique atento ao desempenho do motor de seu veículo, afinal a emissão de gases pela combustão é uma das principais causadoras da poluição e do aquecimento global. Procure pisar no acelerador suavemente até alcançar a velocidade desejada, rodando em marcha alta, mas evitando chegar à velocidade máxima. Se você alcançar três-quartos da velocidade recomendada na rodovia, o consumo cairá sensivelmente e a perda de tempo será irrelevante.
2ª Calibragem
Calibre os pneus regularmente e de acordo com a recomendação do fabricante. Pneus baixos fazem seu veículo “beber” mais, desgastam-se rápido e pioram a dirigibilidade.
3ª Manutenção
Procure um mecânico de confiança e faça periodicamente uma regulagem no motor, troque o óleo dentro dos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Isso ajuda a despejar menos gás carbônico na atmosfera, especialmente em veículos movidos a diesel.
4ª Carros Flex Fuel
Prefira abastecer com álcool, proveniente de fontes renováveis e menos poluente que a gasolina. Até porque o álcool geralmente tem um preço bem mais vantajoso.
5ª Ar-Condicionado
Ar-condicionado ligado o tempo todo reduz a potência do motor e faz o motorista jogar dinheiro fora, já que consome mais combustível. Pior ainda se o carro estiver muito pesado. Quem viaja a passeio não pode esquecer-se de levar no bagageiro apenas o necessário para a viagem.
6ª Ponto Morto
Trafegar em ponto morto, convenhamos, não é atitude de gente inteligente. Ao contrário do que se espera com essa pequena artimanha, não há economia de combustível e, pior, corre-se um risco real de acidentes pela falta de controle do veículo.
7ª Pneus
Na hora de trocar, procure saber o destino que será dado aos pneus velhos. Algumas empresas reciclam a borracha em forma de asfalto e ajudam a melhorar sensivelmente as condições da estrada em que você vai viajar.
8ª Carga
Peso a mais, gasto a mais. No caso dos caminhões, o excesso de carga é responsável também por buracos e mais buracos nas estradas. De acordo com pesquisa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), pavimentos de rodovias feitos para durar até 10 anos têm sua vida útil diminuída para apenas 3 anos, em razão de 77% da frota nacional de caminhões transportar carga excedente.
9ª Lixo
Não pratique aquele abominável gesto de atirar lixo pela janela. Bitucas de cigarro, então nem pensar. Causam incêndios, destroem florestas e jogam na atmosfera uma quantidade absurda de gás carbônico. Sem contar o risco de acidentes causados pela fumaça na pista. Até porque, mesmo se não destruísse nada, o ato em si é feio demais. Carregue sempre um saquinho para juntar os resíduos. Depois é só encontrar uma lata de lixo e deixar tudo lá. Uma atitude bem simples.
10ª Carona
Nas cidades, pense nas horas gastas para ir e voltar do trabalho e organize com os amigos que têm o mesmo trajeto um sistema de caronas. Essa idéia já foi implantada por algumas empresas e dá muito certo. Além de economizar, você ajuda a tirar carros de circulação.

Nenhum comentário: