07 abril 2008

Hj é o Dia do Jornalismo

Parabéns para nós, jornalistas!!!!!! E, acima de tudo, aos que são apaixonados por essa profissão.


Deixo aqui minha homenagem a todos os colegas que diariamente trabalham para levantar, apurar e publicar informações contribuindo de forma ética e insenta para "produzir cultura, constituir ou desconstituir movimentos coletivos, legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas". Sem jornalistas a sociedade seria igual àquela famosa figura dos três macaquinhos que nada ouvem, vêem ou falam.

"A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana.
Jornalistas do mundo inteiro, de países ricos ou pobres, de países mais ou menos democráticos, trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação.
Nesta tarefa – que a cada dia ganha mais importância e cria mais influência no metabolismo social – a atividade profissional do jornalista produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamentos e valores. Em cada sociedade, os jornalistas ajudam a produzir cultura, a constituir ou a desconstituir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas. São, portanto, profissionais que cumprem uma relevante função social.
Neste dia 7 de abril, dedicado a homenagear o profissional jornalista, a imprensa chama a atenção da sociedade brasileira para a necessidade imperiosa de valorização da profissão e do profissional jornalista. Tal valorização beneficia não apenas os profissionais, mas toda a sociedade. Não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas".

O texto acima foi publicado originalmente no site Observatório da Imprensa no dia 11 de Novembro de 2005 e assinado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Hoje é o dia dedicado a homenagear os jornalistas. A origem da data é incerta. De acordo com o site Comunique-se, algumas fontes afirmam que o dia foi escolhido devido à abdicação de Dom Pedro I, em 07 de Abril de 1831, decorrência do assassinato do jornalista Libero Badaró por inimigos políticos em São Paulo. No dia 07 de Abril também foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, outro motivo para a celebração.

Nenhum comentário: