16 maio 2011

17 de maio, terça-feira, 8h 09min

No momento do Plenilúnio de Touro, começam a chegar peregrinos, homens santos e lamas.....
Com sua sabedoria, amor e conhecimento, formam uma muralha protetora para a nossa raça, tratando de guiar-nos da escuridão para a luz, do irreal para o real, e da morte para a
imortalidade.......

Despertar da Nova Consciência: PAXNEWS - TERÇA 17 DE MAIO FESTIVAL DE WESAK

elogie do jeito certo!

Recebi esse texto do Marcos Meier, mestre em Educação, psicólogo, professor de Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em Jerusalém, Israel e todos os pais deveriam ler! 
Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos. O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” e outros elogios à capacidade de cada criança.
O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!” … e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.
Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência. As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis.

As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”.

As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um.

É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado. Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu vídeogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repetí-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos.
Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente. Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

faltava vc aqui.....

éh!

02 maio 2011

Lembra lá atrás?


Faça Amor, não faça a Guerra? Não sabiam como fazer esse "amor", e foram "produzí-lo" esquecendo que amor não se produz, só dá prá praticar quando se sente. Então quiseram amar com drogas e todo tipo de artifício, em cima da uma "liberdade"esquisita e suicida.
O melhor a oferecer na luta sanguinolenta pelo "Poder" é "Não Desejá-lo" e não sofrer por não tê-lo, em qualquer condição ou situação, mudarmos as nossas escolhas pessoais, abrirmos mão de alguns momentos que cobiçamos só para nossa conquista e dividí-los com quem precisa.
É suavizar a vida com boas palavras, boas músicas e tudo o que possa produzir uma sensação mais positiva, de paz, para nós mesmos e para quem estiver ao nosso redor. É praticar a caridade sigilosamente, fazer o bem sem ver a quem, independente do retorno, sem julgar e sem cobrar. Consolar a dor de alguém, para provocar nesse alguém, a sensação de que seja capaz de transformar tal dor.
Tá na hora de amar por conta própria, sem mutelas químicas, assumir essa fragilidade e sensibilidade e encarar que é uma das maiores dificuldades dessa vida o amar plenamente.
Amar exige muito mais coragem do que segurar uma arma. Amar é muito mais forte do que quem destrói. Amar nunca será colocar-se como superior diante de qualquer irmão, por escolhas diferentes das suas.
Amar é respeitar a compreensão de cada um sem imposição, somente pelo exemplos das suas ações. Amar não nos pertence como uma propriedade, valor ou carne. Amar pertence a existência que supera a própria morte.
Ore pelo Amor e espalhe !

O riso nos salva de nós mesmas...

Se eu tivesse que escolher hoje uma palavra, apenas uma, escolheria essa: DESCOMPLICAR!!!
Depois de infinitas (e imensas) conquistas, perdas, desafios, decepções, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza, não tenho mais idade e nem tempo para esperar coisas ou pessoas se resolverem, então vou me empenhar a exigir menos de mim mesma, cobrar menos,reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho. Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos - e merecemos - ter.
Mas há outras palavras que não podem faltar nesse meu kit existencial como a amizade...
Por exemplo: Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar.
E por falar em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras: pausa e silêncio!
Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia, não importa e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é precisoe aí sim, tome a decisão que for preciso tomar.
Também abra espaço para o verbo rir. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.
E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser
indissociáveis da vida: Sonhar e recomeçar! Sonhar é quase fazer acontecer. Sonhe até que aconteça.
E recomece, sempre que for preciso: seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares.
A vida nos dá um espaço de manobra, use-o para reinventar a si mesma.
E, por último (agora, sim, encerrando), risque do seu vocabulário a palavra Perfeição....
O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a profissional que sabe tudo, a namorada que tudo entende, a dona de casa impecável, e por aí vai.
Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível.

É ISSO AÍ!!!