29 outubro 2010

toda comida tem história...

Você sabe qual a história do Nhoque da Fortuna? A Chef Cris Leite sabe!




Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida.
A família era grande e pobre. Apesar disso, eles dividiram o nhoque que comiam com o andarilho. Cada um recebeu 7 massinhas.
São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.

Desde então, acredita-se que todo dia 29 comer nhoque traz fortuna. Segundo o ritual deve-se colocar uma nota embaixo do prato, comer os primeiros sete nhoques em pé, fazer um pedido antes de comer cada um deles. 
Não custa nada tentar, boa sorte!

Para preparar um nhoque macio e saboroso, é fundamental utilizar um tipo de batata adequado para este prato. A batata baraka é ideal para fazer nhoque por conter pouca água. Clique aqui e veja a receita da Chef Cris Leite. 

27 outubro 2010

Roy Fox Lichtenstein

Entre os grandes nomes da história da Pop Art, está o novaiorquino Roy Fox Lichtenstein (1923 - 1997). Seguindo a tendência ele transformou em arte conceitos e mitos conhecidos, no seu caso, valorizando os clichês das HQs, forma de comunicação já conhecida e muito consumida na época (anos 50-60). Surgiu daí uma linguagem única e inconfundível do artista.



Ao lado de muitos artistas fundadores do movimento e participantes do Independent Group, que seguiam na contramão da arte moderna, Roy se destacou por aplicar nas artes um cuidado sem igual com a estética das pinturas e esculturas, apesar de utilizar uma linguagem já conhecida para fazer arte.



O impressionante na obra de Lichtenstein é a preocupação em transmitir exatamente o estilo das HQs, trabalhando com cores fortes, marcação dos contornos e técnicas como o pontilhismo, para recriar as retículas dos quadrinhos impressos. Seu trabalho é paciente e planejado. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstração.

há 129 anos nascia...

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, um dos maiores artistas do século XX ! Suas obras continuam a ser referência no mundo. Sua imagem continua a ser vinculada com a arte e seus fãs, admiradores fieis, tem o gênio como um símbolo de talento e criatividade. 
Audacioso, perfeito nas telas, detalhista nas esculturas e provedor de uma arte singular que, modificou a maneira de pensar em arte no século passado, Picasso, é uma figura inesquecível e ímpar na transformação que a sociedade mundial passou durante o período em que ele a retratou.




E quem sai de uma exposição com suas obras costuma ficar completamente atordoado depois de tanta informação reunida. 
Não é à toa: Pablo Picasso (1881-1973) é considerado o pintor mais produtivo de todos os tempos e o acervo do museu localizado no bairro do Marais é só um espelho dessa obra tão extensa e variada. 

Em 75 anos de carreira, o pintor espanhol produziu nada menos do que 13 500 pinturas e desenhos, 100 000 gravuras, 34 000 ilustrações de livros e 300 esculturas e cerâmicas. 
A coleção de sua obra é avaliada em centenas de milhões de dólares. Só o quadro Menino com Cachimbo (1905) foi vendido por 104 milhões de dólares – o quadro mais caro de todos os tempos – num leilão promovido pela Sotheby’s de Nova York.
Tido como o maior artista do século 20, Picasso também ficou famoso por suas mulheres, muitas delas retratadas em suas obras. Entre as mais famosas estão a bailarina russa Olga Kokhova e a fotógrafa Dora Maar.

Les Demoiselles d'Avignon, 1907

"Minha mãe me dizia: "Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa." Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."


25 outubro 2010

penso e passo

Quando penso que uma palavra
Pode mudar tudo
Não fico mudo
Mudo
Quando penso que um passo
Descobre o mundo
Não paro o passo
Passo
E assim que passo e mudo
Um novo mundo nasce
Na palavra que penso.
Alice Ruiz

23 outubro 2010

achava ele um charme... :)

Drummond já dizia....

"Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo"


o lightgraff é efêmero e isso lhe confere beleza

O que significa lightgraff? É uma palavra formada pela contracção de "light" (luz) e "graff", abreviatura de graffiti, ou seja graffiti feito de luz
Trata-se de uma disciplina artística recente que combina e unifica a técnica da escrita caligráfica e da fotografia em atos únicos e irrepetíveis. O lightgraff é efémero e é isso que lhe confere beleza.
lightgraff é puro e espontâneo: não há truques, não há margem para erros, não há tratamento digital posterior para correção. 
O artista não vê o que faz. Sente-o, quando muito, pois poderia fazê-lo de olhos fechados. É arte ao vivo. Ao contrário do graffiti convencional não é intrusivo e não vandaliza. Não deixa marcas, apenas registos fotográficos. 
É imaterial e, ao mesmo tempo, tridimensional. 
O fotógrafo e o graffitter são as únicas testemunhas: um escreve, o outro regista.




Curiosamente esta expressão visual foi iniciada por... Picasso
Recentemente tem vindo a ganhar um número crescente de adeptos e executantes, nomeadamente na França. 
Artistas como Rézine, Julien Breton (kaalam) e Brusk iluminam as noites de Paris e outras cidades francesas com pincéis de luz feitos de lâmpadas de néon, LEDs e ponteiros laser multicoloridos guiados por mãos precisas. Autodenominam-se "calígrafos".
Vestem-se de negro para que as câmaras fotográficas, reguladas para um tempo de exposição longo, captem apenas as suas coreografias e ritmos. 
Muitas vezes estes espetáculos fugazes são acompanhados de um fundo musical que, infelizmente, não aparece nas fotografias.
É impossível ficar indiferente à beleza, significado e potencial desta expressão artística que reúne num instante fugaz um conteúdo tão intenso. 
Os calígrafos utilizam caracteres árabes e de outros alfabetos e combinam-os habilmente numa nova síntese. O graffiti convencional empalidece ao pé destes símbolos pujantes. 
Há muito tempo que a escrita não conhecia uma evolução tão importante.









Fonte http://obviousmag.org

16 outubro 2010

por Rick and Roll ou Ricardo Martins, ou vice-versa, sobre um tal John Lennon

Cara Ana !!!

Desde a década de 80 mantenho a tradição de homenagear um dos maiores músicos e pensadores do século XX, e hoje presto tributo a John Lennon que no dia 9 de outubro comemoraria seu 70º aniversário.
Imagine......
Passados 30 anos do desaparecimento, observo que sua imagem parece turvar-se diante das novas gerações que o caracterizam como apenas mais uma celebridade do universo pop.
E diante desse processo de desintegração cultural, proponho lembrar-mos este homem que pagou com a própria vida a ousadia de dizer: Dê uma chance à paz.
Vale lembrar que John Lennon também tinha seus defeitos, durante sua vida consumiu álcool e drogas, tendeu a ser abusivo (tanto verbal como fisicamente) e esteve em meio a uma névoa de egocentrismo que o cegou diante dos sentimentos daqueles que o cercavam.
Embora estivesse longe de ser um modelo, o que merece admiração é a persistência com a qual esse artista lutou por aquilo que acreditava. Lennon nunca desistiu de tentar transcender o tipo de pessoa que era para se tornar alguém melhor e no meio desse caminho, deixou um rastro de realizações criativas que se tornaram referências de uma época e instrumentos de transformação da paz de milhares de pessoas em todo o mundo que passaram a acreditar em seus ideais pacifistas.
Sua influência manteve-se após a sua morte, algumas de suas canções em razão de seu engajamento político, até hoje são banidas da mídia em ocasiões especiais, como aconteceu em 11 de setembro de 2001, quando a canção "Imagine" foi impedida de tocar nas rádios americanas. Nessa ocasião, as autoridades baniram a execução dessa canção nas rádios, por acharem que o trecho "Imagine que não existisse céu" pudesse ferir os ouvidos mais sensibilizados.
Entretanto alguns dias depois, o cantor Neil Young desafiou a ira dos conservadores e cantou "Imagine" num programa de TV. Afinal, qual melhor canção para repudiar aquele violento ataque do que o hino de John Lennon?
Nunca saberemos o que John poderia ter realizado se tivesse vivido mais algumas décadas, o fato é que a rebeldia e o romantismo de suas canções ainda estimulam as pessoas a pensarem e brilha como uma luz de paz e verdade no coração de seus fãs, principalmente nesses dias em que predomina o cinismo musical e a sociedade moderna está se afogando num labirinto de alienação digital.

E antes que eu esqueça: Tire o pé da parede !!!
Beijo.

sou o que sou

Quando penso que sei,
eu já não sei quem sou.
Até tentei correr de mim,
mas quanto mais eu corria,
mais perto eu chegava.
E se alguém tinha de ser eu,
então é melhor que seja eu mesma.
É isso! Sou mulher, brasileira, paulistana....
viúva, burguesa, mãe, jornalista, dona de casa...
católica, cristã e com o pé no budismo...
Nasci, cresci e fui criada na política
e ela é meu calcanhar de Aquiles.
Na música, na escrita e na fotografia encontro vida.
Não lavo roupa mas asso pães!
Ainda assim me pergunto:
Será que quero mesmo saber quem eu sou?
Diante de tantas contradições, valorizo ainda mais:
Meu coração, meu cérebro, meus anos vividos e minha vagina!
Ou melhor.
Minha intuição, minha inocência e minha fé.
E delas não me desfaço por ninguém.
Nesse eterno desafio do rochedo contra o mar.
Tenho um único desejo:
Quero ser sempre inteira.
Nunca metade.
E para não ficar dúvidas, nem dívidas.
Meu nome é Ana Paula B. P. C. Sampaio.
Mutante, cósmica e pura emoção.
E para minha surpresa, me admiro de montão!!

15 outubro 2010

Blog Action Day 2010 - água: o desafio do desenvolvimento sustentável

Preservação da água não é só uma questão de bom senso, é uma questão de sobrevivência!

Até algum tempo atrás considerávamos a água doce como um bem gratuito e inesgotável e não nos parecia que a água constituiria um problema. Infelizmente a água ndoce acessível ao homem constitui uma ínfima parte do aporte pluvial: apenas 1% de toda a água do Planeta pode ser usada para o consumo, e até mesmo os países que apresentam grandes reservas de água-doce, como é o caso do Brasil, já enfrentam problemas. Pesquisas comprovam que nos próximos 15 anos, a falta de água será um problema cada vez mais frequente em nosso dia-a-dia.
O Brasil possui 46% do potencial de água doce do mundo, sendo que grande concentração de água encontra-se na Bacia Amazônica. Nas demais regiões brasileiras encontram-se problemas sérios de poluição
de mananciais, falta de água, desertificação e seca.
Aproximadamente 25% da população terrestre não dispõe de água ou, quando a possui, não apresenta os padrões mínimos de potabilidade, sendo, essa uma das mais importantes causas de mortalidade humana.



http://www.youtube.com/watch?v=8GtSBMx5GpQ

No Brasil, nas últimas décadas, o crescimento urbano acelerado, ultrapassando muito a média mundial, tem gerado efeitos que se fazem sentir, entre outros, sobre todo o aparelhamento urbano relativo a recursos hídricos: abastecimento de água, transporte e tratamento de esgotos cloacal e urbano. O crescimento das cidades altera a cobertura e tem, como tendência, a contaminação dos corpos hídricos.
Também o consumo de água pelas indústrias tem quadruplicado nos últimos trinta anos com o aumento das atividades agroindustriais e o lançamento de efluentes das mesmas tem contribuído para o processo de contaminação e morte de mananciais.
No meio rural, os produtos químicos utilizados nas lavouras e o lançamento de dejetos humanos e animais, diretamente nos cursos d’água, têm comprometido a sua qualidade.
Reverter esse quadro é uma questão de vida: se a água não for bem cuidada, ela pode acabar. A humanidade em seu conjunto precisa ser capaz de conseguir uma boa gestão da água. Muitas vezes, com simples modificações nos costumes, poder-se-ia, ao mesmo tempo, economizar água, energia e evitar contaminação.

Preserve!

Dicas para um uso sustentável

Vale a leitura do livro Conservação e Uso Sustentável da Água: múltiplos olhares

O Projeto Lambari: cuidando as águas do Alto Uruguai Gaúcho, traz textos elaborados pelos professores e pesquisadores envolvidos no processo de formação dos educadores ambientais.

Clicando aqui você pode ter acesso a uma Cartilha lançada pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, em parceria com a Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo, que reúne informações sobre economia e consumo consciente da água, assim como dicas de uso racional deste recurso.

12 outubro 2010

hoje é dia de folia!

Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia
Como um animal que sabe da floresta, perigosa
Redescobrir o sal que está na própria pele, macia
Redescobrir o doce no lamber das línguas, macias
Redescobrir o gosto e o sabor da festa, magia
Vai o bicho homem fruto da semente, memória
Renascer da própria força, própria luz e fé, memória
Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, história
Somos a semente, ato, mente e voz, magia
Não tenha medo, meu menino bobo, memória
Tudo principia na própria pessoa, beleza
Vai como a criança que não teme o tempo, mistério
Amor se fazer é tão prazer que é como se fosse dor, magia
Como se fora brincadeira de roda, memória
Jogo do trabalho na dança das mãos, macias
O suor dos corpos na canção da vida, história
O suor da vida no calor de irmãos, magia.




10 outubro 2010

quem topa?

Durante todo o mês acontece a blogagem coletiva em prol da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama. Vamos ajudar a informar sobre o tema, mudando vidas. Participe você também: no blog, no Twitter, no Flickr, basta usar #outubrorosa

Uma pesquisa do Datafolha levantou o conhecimento das brasileiras sobre o câncer de mama e revelou que mesmo sabendo que o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, somente 31% das entrevistadas citaram a mamografia como principal forma de diagnóstico. Vamos disponibilizar as informações e convidar amigas e amigos que forem generosos a ponto de divulgar um assunto feminino nos seus blogs, google reader ou twitters para escrever também e ajudar na desmistificação da saúde feminina.
Quem topa?

02 outubro 2010

sim, sim... também é "O Cara"

Fabrício Carpinejar!



sem firulas

                          
É preciso deixar que a vida te despenteie....
O mundo é louco, definitivamente louco…
O que é gostoso, engorda. O que é lindo, custa caro. O sol que ilumina o teu rosto enruga.
E o que é realmente bom dessa vida, despenteia…

- Fazer amor, despenteia.
- Rir às gargalhadas, despenteia.
- Viajar, voar, correr, entrar no mar, despenteia.
- Tirar a roupa, despenteia.
- Beijar à pessoa amada, despenteia.
- Brincar, despenteia.
- Cantar até ficar sem ar, despenteia.
- Dançar até duvidar se foi boa idéia os saltos gigantes essa noite, deixa seu cabelo irreconhecível…

Então, como sempre, cada vez que nos vejamos eu vou estar com o cabelo bagunçado… mas pode ter certeza que estarei passando pelo momento mais feliz da minha vida.

É a lei da vida: sempre vai estar mais despenteada a mulher que decide ir no primeiro carrinho da montanha russa, que aquela que decide não subir.
Lógico que em muitas situações temos que ser uma mulher impecável, toda arrumada por dentro e por fora. O aviso de páginas amarelas deste mundo exige boa presença: Arrume o cabelo, coloque, tire, compre, corra, emagreça, coma coisas saudáveis, caminhe direito, fique seria…
Mas a maioria não se dá conta que para ficar bonita eu tenho que me sentir bonita… A pessoa mais bonita que posso ser!
O que realmente importa é que ao me olhar no espelho, veja a mulher que devo ser.
Por isso, minha recomendação a todas as mulheres:
Entregue-se, coma coisas gostosas, Beije, Abrace, dance, apaixone-se, relaxe, Viaje, pule, durma tarde, acorde cedo, Corra, Voe, Cante, arrume-se para ficar linda, arrume-se para ficar confortável. Admire a paisagem, aproveite e acima de tudo, deixa a vida te despentear!!!!

O pior que pode passar é que, rindo frente ao espelho, você precise se pentear de novo...

e agora?

Há tempos eu não conhecia uma cara interessante como Ele....
Chegou sem avisar, invadindo meu espaço, metendo as caras,
arriscando o verbo e me questionando!
Na hora que vi pensei comigo: "baita cara arrojado ou sem noção".
Por que ele quer saber o que eu acho disso ou daquilo?
Nem sequer foi pra ele que eu comentei uaii!
Mas como adoro um bom debate e raramente deixo alguém sem resposta,
 sentei e me pus a escrever....
Me dei ao trabalho de revisar criteriosamente cada item...
eu estava bem afiada esse dia, e além do mais, sabia do que falava!
E o melhor de tudo é que eu tinha alguns dos fatos fresquinhos notíciados pela imprensa.
Respondi! E pra mim o assunto estava encerrado.
Punto e basta!
Mas nãooooooo... ledo engano meu!
Lá estava o rebate dele às minhas argumentações...
Então tá... Ele quer debater, vou perder mais alguns minutos com esse assunto!
No vai-e-vem das mensagens já estava achando tudo aquilo um porre,
além da preguiça da maletice dele e um certo estrelismo...
daqueles que dificilmente concordam ou ouvem o outro, do tipo "eu tenho razão ok?" 
Pensei de novo comigo: "esse cara é um chato mesmo"...
Já meio irritada perguntei quem Ele era, e então Ele se apresentou e acabou por aí!
Dizem que o destino é implacável e não cabe a nós indagá-lo,
mas desconfio dele, pois ele prega peças.
Vez ou outra nos cruzavamos nas linhas e entrelinhas,
e entre uma música e melodias...eis que surge "I got a Name",
Opa! ele também gosta de Jim Croce! 
e aí comecei a achar ele mais legalzinho...
É, ele não é tão mala assim...
Certo dia, voltando de um almoço na casa de amigos, meio de bode por conta de alguns humanos que insistem em me rodear, e já nos braços de Bacco, sim, sucumbi aos prazeres do vinho pra espantar  aquele frio danado, cheguei em casa e sem nada pra fazer me conectei!
Estava naquele estágio que só mesmo Bacco permite, sensação gostosa,
uma leveza quase beirando o etéreo....
Postando bobeirices com amigas... ele surge!
Pô, olha aí o cara legalzinho .... vou falar com ele!
Nesse dia fui apresentada por ele a J.J. Cole tocando "Magnolia"!
E assim foi...
Impressionante como estavamos na mesma sintonia.
Ele me chamou pro chat e sem pensar topei na hora: Vou!
esqueci das outras pessoas online,
passamos a teclar por horas a fio...
nos falamos por telefone, tudo na mesma noite, tudo acontecendo muito rápido, e....
Ele se transformou numa Grata Surpresa!
Daquelas que vc não espera, daquelas que faz vc pensar: putaqueopariu, o que é que tá acontecendo!!!
Não, não....isso não é normal... como pode? Eu queria aquelas mãos!
É, atualmente me pego com vontade de dizer "Você é o Cara", com esse seu cabelo bagunçado...  sorriso estampado, idéias e ideais que me arrepiam a espinha,
sua preferência política que diverge totalmente da minha, e esse seu sotaque maneiro!
Mas eu me lembro, acima de tudo, do olhar. É, o seu olhar que nunca sai da minha mente.
E aquela música, que quando ouço, tenho vontade de você! Um dia, quem sabe, te respondo qual é!
Com você eu sou eu mesma, louca e sã, boa e má, prosa ou poesia.
Calvin Trillin escreveu uma narrativa afirmando que há quem diga que uma companhia ideal é aquela que te faz rir!
Pensar no por que aconteceu?
Ahh, nem quero... dúvidas são cruéis demais... o sentimento torna-se complexo, cheio de lacunas...
As pessoas falam coisas, e por trás do que falam há o que sentem, e por trás do que sentem, há o que são, e por trás de tudo isso, há os que nem sempre demonstram...
Eu pensei que poderia viver por mim mesma...Daquele jeito confortável e previsível! 
Eu pensei que as coisas do mundo não iriam mais me chacoalhar...
Por que você? Sinceramente eu não sei! Eu só queria poder ser a pessoa certa!
E cá estou, parada na encruzilhada das possibilidades infinitas, sem saber o que fazer...
E agora?


"Vem cá! Não fala mais nada. Apaga a luz e deita aqui ao meu lado... Se isso é uma maneira gentil de encerrar a conversa? Nem sei! É só uma tentativa de reencontrar, com as nossas bocas, um argumento que deixe a gente sem palavras". Adriana Falcão